Biograficzine: fanzine pode ser ainda mais pessoal

H. Magalhães

Biograficzine n. 2, de Elydio dos Santos Neto

Biograficzine n. 2, de Elydio dos Santos Neto

De sua origem nos Estados Unidos da América na década de 1930, com as publicações de ficção científica, os fanzines, ou magazines do fã, se espalharam pelo mundo e ganharam outros temas, como poesia, história em quadrinhos, literatura, cinema, artes visuais e música. Apesar de essas publicações impressas terem perdido um pouco do fôlego produtivo nos últimos anos por causa das mídias digitais, ainda surgem propostas inovadoras que enriquecem seu universo temático. É o caso doBiograficzine, de Elydio dos Santos Neto.

Todo fanzine tem, em sua essência, algo de pessoal, visto que o que prevalece é a visão do próprio editor ante a expectativa de seu público. Com o fanzine biográfico, como o de Elydio, há um verdadeiro pleonasmo conceitual, mas também um transbordamento da capacidade do editor de olhar para seu universo e abri-lo ao seu público. É essa a proposição do Biograficzine, que tem como subtítulo “Histórias de vida, arte, HQ e Educação”. Com seu fanzine, Elydio apresenta um pouco de sua história a partir das descobertas que fez com as HQ, interligando-as aos conceitos filosóficos de Freud, Jung e Grof.

Elydio se aventura na utilização da linguagem das histórias em quadrinhos para passar seu conhecimento sobre as teorias psicológicas que tem estudado, de forma didática e fundamental. Em paralelo, apresenta algumas HQ de cunho poético-filosófico que ilustram como as teorias podem ser aplicadas nas HQ. Após as histórias em quadrinhos, Elydio volta à fundamentação, mostrando como as teorias foram utilizadas nas HQ.

Trabalho essencialmente didático, mas nem um pouco enfadonho, o Biograficzine de Elydio surgiu em 2008, proposto como experiência acadêmica aos alunos do Mestrado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo, com o auxílio do quadrinista Gazy Andraus. Os número “zero” e 1 saíram em 2008 e 2009. Com esse número 2, referente ao segundo semestre de 2012, Elydio amadurece a proposta do fanzine, que se torna, ele mesmo, um excelente recurso pedagógico.

Artigo publicado no jornal A União. João Pessoa: 9 de outubro de 2012, 2o Caderno, p.7.

Publicidade

Sobre Henrique Magalhães

Jornalista, professor, editor e autor de História em Quadrinhos
Esse post foi publicado em Biograficzine. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s